7 de mai. de 2009

Códigos e Cifras



OÊ!!
Hoje eu vou postar mais uma curiosidade muito intrigante(que frase de nerd), mais blz, esses dias eu tava tentando cria um codigo, tipo codigo morse, mas dai eu desisti :(, eu vi que era muito dificil, e essa postagem não vai ser penas uma curiosidade para voces leitore, vai ser uma homenagem para os caa que criaram isso, porque realmente é muito dificil, ai vai ums codigos e cifras:

1. A cifra de substituição de Julio César:

É uma cifra alfabética simples, mas dificil de se decifrar quando não se tem a chave.Na cifra, cada letra é deslocada um numero de vezes; digamos, (+4), A vira E, J vira N, Z vira D e assim por diante.Assim, César podia combinar os numeros com os generais e depois trocar bilhetinhos na classe sem o professor descobrir o que tem escrito.

"O cão está doente" vira " R FDR HVWD GRHQWH" se a chae for (+3)



2. O código morse:

Eu acho que todos já conheçem, por ser a cifra mais famosa do Mundo, foi criada pelo inventor Samuel F. B. Morse.Ele percebeu que os impulsos eletricos podiam agir sobre um eletroimã e mover uma alavanca simples, transmitindo um sinal longo ou curto.E o mais incrivel desse codigo é que ele pode ser transmitido por luz, se voce tiver uma lanterna, ou uma buzina de carro e até a ponta de um lápis.

O exemplo que todo mundo coneçe é o SOS, que no código morse é pi-pi-pi - paa-paa-paa - pi-pi-pi.

___________________________CÓDIGO MORSE___________________________




3. Substituição alfabética com palavra-chave:

Para fazer uma cifra descente, é bom que seja feita uma combinação antes.A chave pode ser um numero, uma data, um nome de um livro, uma palavra ou até uma vareta.è este tipo de complexidade a mais que pode tornar dificil decifrar até o codigo mais fácil.

olhe o exemplo:

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
Z Y X W V U T S R Q P O N M L K J I H G F E D C B A

Se acrescentarmos a palavra "janela", teremos a sequencia abaixo.Observe que não há letras repetidas e assim, ainda assim são 26 letras, o "A" de JANELA não é usado.

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
J A N E L B C D F G H I K M O P Q R S T U V W X Y Z

____________________________________________________________________

por hoje é só!

 

Copyright 2008 All Rights Reserved Revolution Two Church theme by Brian Gardner Converted into Blogger Template by Bloganol dot com